São procedimentos de utilização dos espaços e têm como finalidade a prevenção de incêndios, a manutenção das condições de segurança e a adopção de medidas para fazer face a uma situação de emergência. Visam garantir que os equipamentos e sistemas de segurança contra incêndios estão em condições de ser operados permanentemente e são utilizados correctamente, e que, em caso de emergência, os ocupantes abandonam o edifício em segurança.
Todas as utilizações-tipo das 2a, 3a e 4a categorias de risco e as utilizações-tipo IV e V da 1.a à 4a categoria de risco têm de ter um projecto de Segurança Contra Incêndios em Edifícios (SCIE) e só podem ser elaborados por especialistas habilitados para o efeito e registados na ANPC. Nestes projectos devem ser analisadas as condições referentes a: exteriores, resistência ao fogo dos elementos de construção, reacção ao fogo dos materiais, evacuação, instalações técnicas e os equipamentos e sistemas de segurança.
OBJETIVO:
Dotar os participantes de conhecimentos sobre a actuação em caso de necessidade de suporte básico de vida.
OBJETIVO:
Dotar os participantes de conhecimentos básicos sobre o combate a incêndios e colocar em prática os conteúdos teóricos abordados.
OBJETIVO:
Dotar os participantes de conhecimentos básicos que permitam orientar uma evacuação em segurança de um edifício ou recinto.